Karen Novochadlo
Tubarão
A greve dos professores municipais de Tubarão poderá encerrar ainda nesta semana. O secretário de educação da prefeitura, Felipe Felisbino, voltou atrás e resolveu retomar as negociações ontem. Hoje, haverá uma nova rodada, seguida pela assembleia da categoria.
Pelo jeito, há avanços na negociação. “Pedimos para que a prefeitura faça uma outra proposta que se aproxime das nossas reivindicações, no caso 20% de regência”, explica a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal (Sintermut), Laura Isabel Guimarães Oppa.
A prefeitura já sinalizou com a possibilidade de 15%. Contudo, para que o acordo seja firmado, a administração municipal avaliará o impacto nas folhas de pagamento.
Enquanto aos outros índices, deverão ser mantidos os da última proposta apresentada pela prefeitura. “Esta reunião foi mais tranquila. Evoluiu mais fácil em vários aspectos”, analisou o secretário.
Se a categoria concordar, a greve termina e as aulas recomeçarão amanhã. Os salários também não serão descontados. “Seguraremos as folhas de pagamento até amanhã (hoje)”, destaca Felipe.
Ontem, os professores realizaram uma manifestação na prefeitura, durante a reunião do colegiado de manhã. Em seguida, o secretário chamou representantes do Sintermut para conversar. Hoje, a greve completa 21 dias. Cerca de 62% da categoria está paralisada.
Governador ameaça acionar a justiça
O governador Raimundo Colombo confirmou que poderá recorrer à justiça para pedir a decretação de ilegalidade da greve dos professores, que já dura 34 dias e paralisou quase 90% da categoria. Ele também ressaltou que descontará os dias parados. “Se não houver outra solução, é preciso começar a substituir aqueles que faltam e também vamos à justiça pedir a ilegalidade da greve”, ameaçou.
A coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) realiza uma reunião de cúpula, hoje, em Florianópolis. Também haverá uma audiência na assembleia legislativa. Os professores da região de Tubarão continuam a realizar as reuniões com os pais.
Em Jaguaruna, assembleias decidirão sobre a paralisação
Os professores municipais de Jaguaruna realizam hoje uma assembleia para discutir as propostas apresentadas pela prefeitura quanto ao piso salarial. Uma comissão composta por professores reuniu-se com o prefeito Inimar Felisbino Duarte na semana passada. Na próxima segunda-feira, haverá uma outra assembleia. A categoria não descarta entrar em greve. A administração municipal quer enviar um projeto à câmara de vereadores para reduzir alguns benefícios dos professores, por conta da aplicação do piso nacional (R$ 1.187,00). A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipal de Jaguaruna, Zaine Alves Savi, reforça que os professores não aceitarão perdas de direito.
.jpg)

